sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O Que a Bíblia Diz: Será errado um cristão ouvir e cantar músicas mundanas?

Edição 3
 Uma das perguntas mais frequente no meio evangélico é, o que a bíblia diz sobre o cristão ouvir músicas mundanas? A Bíblia tem a resposta de tudo e com certeza para essa pergunta também, vejamos de acordo com os estudos feitos, o que a bíblia diz... 

Será pecado ouvir música mundana?

 O que podemos dizer sobre supostos louvores de outros cantores que não são do meio gospel ou das músicas interpretadas por eles, tais como: Leonardo, Calypson, Luan Santana, Ivete Sangalo, Paula Fernandes, Justin Bieber, Claudia Leitte, Skank, entre muitos outros. 

Devemos ouvir apenas músicas evangélicas?

 Perguntas como estas que responderemos, segundo estudo feito na Bíblia, a fonte dos estudos foi tiradas de outros blogs e sites. Vejamos! 

Efésios 5: 17 – 20
 "Por isso não façam as coisas de qualquer maneira, mas procurem compreender bem qual é a vontade do Senhor."
 "Não se embebedem, pois o vinho leva a libertinagem, mas deixem – se encher do Espírito de Deus.
 Recitem uns aos outros salmos, hinos e cânticos que inspirem devoção. Cantem e louvem ao Senhor com o vosso coração."
 "Dêem graças a Deus, nosso Pai, por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo."

 O louvor é parte indispensável da adoração a Deus, fazendo parte da vida espiritual de todos regenerados, Jesus Cristo disse que a adoração devia ser em espírito e em verdade (João 8:24) isto quer dizer que o cristão deve adorar a Deus constantemente através de tudo o que faz e diz em qualquer lugar ou hora e de coração sincero.
 A bíblia nos aconselha que recitemos cânticos que inspirem a devoção a Deus, vejamos o que diz o apóstolo Tiago.

Tiago 5:13
 "Quando alguém dos vossos estiver em sofrimento, recorra a oração, quando estiver contente cante louvores a Deus."

 Será que devemos cantar louvores apenas quando estivermos contente? Torna se claro que não, pois o salmista David diz:

Salmos 34:1
 "Bendirei o Senhor o tempo todo!
Os meus lábios sempre o louvarão."

 Portanto devemos louvar e bendizer a Deus a todo o tempo não importando o lugar, através de hinos, salmos e cânticos espirituais, tal como os santos do antigo testamento e os cristãos do primeiro século.  Podemos comprovar que algumas passagens bíblicas foram parte de hinos da igreja do primeiro século (Efésios 5:14, Romanos 9:5) mostrando nos o papel preponderante que o louvor e a adoração tinham na vida espiritual dos heróis da fé.
 Ate aqui podemos ver que a bíblia indica nos que tipo de musica devemos ouvir e entoar, nunca é demais enfatizar que devem ser cânticos, hinos e salmos que inspirem a devoção a Deus, tu tens ouvido e cantado apenas musicas que inspiram devoção a Deus?
 Isto leva nos a outra pergunta, será errado ouvir musica não cristãs?
 Bem primeiro analisemos a chamada graça universal (Mateus 5:45), diz que Deus da sempre algo de bom para todas as suas criaturas independente de serem filhos ou não, e que portanto podemos aproveitar alguma coisa boa de músicos não cristãos.
 Apesar de a bíblia não dizer claramente se ouvir musica não crista é pecado ou não (tal como não diz em relação ao tabaco, mas sabemos ser devido a uma analise rápida sobre as normas bíblicas), analisemos os pressupostos em causa:
 Primeiro a chamada graça universal não deve nos fazer esquecer o estado actual da humanidade (Romanos 1:18 – 32), nem esquecer o que a bíblia nos aconselha:

1 Coríntios 6:12
 "Tudo me é permitido mais nem tudo me convêm. Tudo me é permitido mais não posso me deixar dominar por coisa nenhuma."

 Posso ate ouvir musicas não cristãs, mais será que essas músicas me edificam?
 Isso contribui para a minha espiritualidade ou me afasta do Senhor?
 Ouço essas músicas e as canto para exaltar o nome de Jesus ou para alimentar e satisfazer os meus desejos?
 Uma resposta franca a essas perguntas fará com que cheguemos a conclusão de que essas músicas servem apenas para alimentar o nosso EU, e nos afastar do Senhor Jesus, será que mesmo assim devemos escutar?

1 João 5:19
 "Sabemos que somos de Deus, e o mundo todo esta sob o poder do maligno."

 Amados, não eu, mas a bíblia diz que o mundo todo esta sob o poder de Satanás, não será ingenuidade da nossa parte achar que Satanás não usara esse poder para influenciar a música de modo a minar a nossa mente?

1 João 2:15
 "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo o amor do pai não esta nele."

 Quanto ao chamado bom dessas musicas na maior parte esconde sempre algo contrario as escrituras, e de recordar que as musicas tem sido um autentico veiculo de propagação de heresias e apologia ao pecado e ao diabo, tomemos como exemplo a seguinte frase retirada de uma musica de muito sucesso em Angola:
 Que se lixe o pecado, nos já estamos no inferno. (rimas e tarrachinhas, dj callas e lukeny).
 Claro que existem musicas que transmitem boas mensagens, mas será que nos edificam espiritualmente e nos fazem olhar para as coisas de cima (colossenses 3:1 – 4), ou prendem a nossa atenção para as coisas boas desse mundo?

Romanos 12.1 – 2
 "Portanto, irmãos, rogo lhes pela misericórdia de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, este é o culto racional de vocês."
 "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem se pela renovação da sua mente, para sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

 Olha que o apostolo Paulo na passagem acima diz que devemos nos oferecer em sacrifício e que este é o nosso culto espiritual, que parte do não amoldar ao padrão deste mundo é não entendemos?
 Não devíamos nos fazer a diferença?
 Ademais a bíblia da um conselho em relação a isso, ora vejamos:

Malaquias 3:18
 "Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que adora a Deus e o que não o adora."

 A adoração a Deus tal como aprendemos é constante, não adianta adorar a Deus em um momento e em outro estar virado para louvação a outras coisas, e claro a diferença entre o adorador e não adorador reside exactamente em pequenas diferenças tal como ouvir e deixar de ouvir um CD ate grandes coisas tal como oferecer a nossa vida em sacrifício constante a Deus.
 Uns ouvem musicas que trazem recordação do passado, musicas educativas para alguns, outros musicas que dizem fazer bem as suas almas, será que fazem mesmo?
Não devemos esquecer a vertente espiritual do cristão, que deve ser tal como o apóstolo Paulo (Gálatas 2:20, 6:14), crucificando o mundo, os meus gostos e meus desejos carnais, fazendo apenas a vontade de Deus.
 Amados irmãos pode ate não ser pecado ouvir música mundana mas de certeza que leva ao pecado e não nos aproxima de Deus, mas pelo contrário afasta nos de Deus, disse Jesus quem com ele não ajunta espalha.
 O que dizer de supostos louvores de cantores não cristãos que dizem se dirigir a Deus?
Em relação a isso a bíblia é bem explícita.

Amos 5:23
 "Afastem de min o som das suas canções e música das suas liras."

Em vez disso, corra e rectidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene.
Essas passagens e outras tal como Isaías 59, mostram nos que esses louvores não chegam ate a Deus, enquanto esses cantores não se entregarem para Deus e viverem em pureza de coração e cantarem com sinceridade para Deus.

Algo que Deus exige de nos é a exclusividade, vejamos:

Tiago 3:10 – 12
 "Da mesma boca procedem bênção e maldição."
 "Meus irmãos, não pode ser assim!"

 Acaso podem sair água doce água amarga da mesma fonte? Meus irmãos pode uma figueira produzir uma figueira ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.

 Vemos frequentemente cantores não cristãos cantando louvores a Deus e na faixa seguinte exaltando o adultério, a cobiça, e a promiscuidade sexual, a bíblia adverte que não deve ser assim, se Deus odeia a duplicidade será que nos cristãos devíamos ama lá?

Tito 1:15 – 16
 "Tudo é puro para os puros, mas nada é bom para os que estão corrompidos e para os descrentes, pois ate o seu entendimento e sua consciência ficam corrompidos."
 "Afirmam que conhecem a Deus, mas negam isso com as suas ações. São desprezíveis, incapazes qualquer boa ação."

 Tal como podemos ver a fonte também conta, a santidade e a entrega a Deus conta muito para que uma música seja consagrada a Deus.
 Um fator importante também é que ao cantarmos e ouvirmos apenas musicas que exaltam e falam do reino celestial e Deus, estaremos nos preparando para o Céu.

Apocalipse 7:9 – 12,15
 "Depois disso olhei, e diante de min estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé, diante do trono e do cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. "
 "E clamavam em alta voz:
``A salvação pertence ao nosso Deus,
Que se assenta no trono, e ao cordeiro ´´.
Todos estavam em pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus, dizendo:
Ámen!
Louvor e gloria,
Sabedoria, ação de graças,
Honra, poder e força
Sejam ao nosso Deus para todo o sempre.
Amém!
Por isso, eles estão diante do trono de Deus
E o servem dia e noite em seu santuário,
E aquele que esta sentado no trono estendera sobre eles o seu tabernáculo."

 Que maravilha!
 Como será lindo e gratificante poder adorar a Deus a tempo integral por toda eternidade, mas podes bem começar agora por louva-lo constantemente através de músicas que exaltam O seu carácter, o seu amor, a beleza da sua santidade e muito mais (salmos 100).
Então aceitas o desafio?

Redator: Alex Cunha
Fonte: Bereia Angola

Nenhum comentário: